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DEFICIÊNCIA DE LUBRIFICAÇÃO
Muitas falhas são causadas por "deficiência de lubrificação”. O fluxo de lubrificante nos mancais do eixo e de encosto
devem ser adequados para lubrificar os mancais, limpar as superfícies e transferir calor dos mesmos. O eixo e mancais
"flutuam” em uma película de óleo a qual deve ter suficiente fluido ou um dano poderá ocorrer.
A deficiência de lubrificação causa o riscamento e arrancamento de material de ambos os mancais, de eixo e de encosto.
Uma vez o eixo estando instável e girando "fora de centro” podem ocorrer danos secundários: contato dos rotores com as
carcaças, entortamento ou quebra do eixo, destruição dos anéis de pistão ou do mancal de encosto.
Para determinar a causa da deficiência de lubrificação primeiramente determinamos o modelo de fluxo dentro do turbo.
Nos sistemas do tipo A , os mancais de eixo recebem o óleo diretamente através da cavidade central de óleo do turbo.
A arruela de encosto recebe óleo através de uma passagem individual. A falha por deficiência de lubrificação poderá pro
vavelmente significar que toda a unidade sofreu falta de óleo. A falha por deficiência de lubrificação somente do mancal de
encosto poderá indicar uma passagem obstruída. No turbos tipo B, cada mancal de eixo é lubrificado através de uma pas
sagem de óleo. O óleo flui através dos mancais, os quais têm furos de lubrificação separados. Com este design uma pas
sagem de óleo obstruída ou um mancal danificado poderia afetar apenas um mancal sem danificar o outro. Neste
design de turbocompressor, é importante o exame de todas as passagens de óleo durante a análise da falha.                                                                      
As causas comuns de falha de lubrificação incluem:
• Baixa pressão de óleo do motor
• Tubulação de óleo obstruída
• Viscosidade ou qualidade imprópria do óleo
Causas comuns de falhas em turbos:
• Partidas rápidas em tempo frio
• Válvula de lubrificação do turbo defeituosa
• Parada à quente

A parada à quente é uma falha do operador. Quando o motor é desligado estando em alta rotação, o turbo continuará
girando após a parada de fornecimento da bomba de óleo. Os mancais não serão adequadamente lubrificados ou resfriados.
Outro problema comum é a contaminação com abrasivos. Materiais estranhos no óleo lubrificante arranharão ou riscarão
as superfíces dos mancais. Eventualmente, isto causará o mesmo dano de uma deficiência de lubrificação ou shaft motion
e um dano secundário como contato de rotores com as carcaças, eixos empenados ou quebrados, etc. Contaminantes
podem também fechar passagens internas de óleo e criar uma falha típica de deficiência de lubrificação.
MATERIAIS ESTRANHOS NA ENTRADA DE AR E GASES

Partículas na entrada de ar e gases danificarão o rotor de turbina ou do compressor. Se as palhetas estão deformadas ou
quebradas, ou o material das palhetas está erodido, ou as formações de depósitos se quebram ou se soltam, os rotores se
tornarão desbalanceados. Eventualmente oscilações do eixo e danos secundários resultarão desta condição de desbalan
ceamento. A manutenção inadequada do sistema de filtragem de ar, podem permitir que material estranho entre pelo lado
do compressor do turbo. Um elemento de filtro de ar danificado não filtrará partículas maléficas. Contaminantes podem
estar depositados no sistema de admissão de ar ou no sistema de exaustão do motor quando o turbo falhar. Estes conta
minantes, se não forem devidamente removidos, poderão entrar no novo turbo. Materiais perdidos de outros materiais
estranhos acidentalmente deixados no coletor de escape no sistema de filtragem de ar e coletor de admissão podem
também danificar o turbo.

ALTA TEMPERATURA DE ESCAPE
Temperatura excessiva no sistema de exaustão causarão queima do óleo lubrificante no furo de retorno da carcaça central.
Vazamento de óleo e depósito de carbono eventualmente danificarão a parte traseira da roda de turbina e das arruelas de
encosto. Altas temperaturas podem também erodir e trincar a carcaça de turbina. As altas temperaturas podem resultar
das seguintes condições de operações severas:
• Excesso de injeção de combustível
• Insuficiente entrada de ar por filtro de ar obstruído ou outra restrição
• Vazamentos no coletor de admissão ou tubulações
Em muitos casos, as altas temperaturas podem ser causadas pelo próprio turbocompressor. Se uma carcaça de turbina ou
compressor forem instalados incorretamente em um turbo, a eficiência será perdida e o efeito será similar a uma restrição
de ar ou de escape.
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